Está procurando ideias de endomarketing para inspirar suas próximas ações internas para os seus colaboradores? Ótimo, pois aplicando as ideias deste artigo você terá:
- Um time mais engajado;
- Desenvolverá habilidades de liderança e autonomia;
- Vai melhorar o clima organizacional e o ambiente de trabalho.
Todavia, antes de te mostrar algumas ideias, veja essa afirmação: “Sua próxima campanha de endomarketing pode contribuir para o sucesso ou fracasso da sua empresa”.
Mas calma, explicaremos melhor! Continue a leitura deste artigo oferecido pela SimbioX e veja 4 ideias de endomarketing para garantir o sucesso da sua próxima campanha.
Por que campanhas de endomarketing podem resultar no sucesso ou fracasso da sua empresa?
Para te explicar a relação de campanhas de endomarketing com o resultado da sua empresa, veja uma analogia com o departamento de marketing. Pela lógica, se uma empresa não vende, ela não consegue pagar colaboradores e, portanto, não se mantém. Agora, para que haja a venda, a equipe de marketing precisa executar três ações básicas:
- Atrair;
- Converter (gerar venda);
- Relacionar.
Aplicando corretamente cada etapa é possível criar um fluxo previsível de receitas: o sonho de qualquer empresa!
Considerando que os colaboradores são os responsáveis por alcançar os objetivos do negócio, não se pode esperar que sem o estímulo correto, clareza e alinhamento de objetivos, o colaborador simplesmente supere as expectativas da empresa.
Dessa forma, as campanhas de endomarketing servem para motivar e desenvolver habilidades necessárias para o colaborador atingir os objetivos do negócio. A mesma lógica que o marketing aplica na geração de vendas pode ser utilizada na execução de campanhas de endomarketing.
Com isso, as três etapas para um campanha de endomarketing de sucesso, ficariam assim:
- Atrair (gerar interesse no conteúdo);
- Converter (influenciar o colaborador para tomar uma ação);
- Relacionar (manter o colaborador engajado nas campanhas executadas).
Afinal, quem não se sentiria motivado a cumprir as metas da empresa sentindo-se valorizado e acolhido por meio das campanhas de endomarketing?
Felicidade no trabalho é um bom um negócio
Motivação no trabalho é um tema que tem chamado a atenção de profissionais de endomarketing. Pesquisas mostram que colaboradores felizes no trabalho são 31% mais produtivos.
Além disso, essa pesquisa também aponta um aumento de 147% nos lucros e 65% de diminuição do turnover em empresas onde os colaboradores se sentem mais felizes.
Agora sim, tendo isso em mente, veja 4 ideias de endomarketing para aplicar na sua próxima campanha.
- Welcome Chef
Imagine ter um dia de Masterchef com toda a sua equipe? Essa é uma das propostas do Welcome Chef, empresa que realiza eventos gastronômicos.
A empresa oferece um evento no estilo team building onde é possível contratar um chef profissional que coordena a preparação de um cardápio inteiro feito pelos próprios colaboradores.
A ideia da ação é fazer o colaborador “colocar a mão na massa”. Algumas empresas como Google, Facebook, Twitter, Fiat e Telefônica já contrataram esse tipo de serviço.
Por que investir?
- Desenvolve o trabalho em equipe;
- Promove a cooperação entre áreas;
- Alivia a pressão do dia a dia como uma atividade externa.
Investimento
O investimento varia conforme o menu escolhido e a quantidade de colaboradores. Mas, há também outros tipos de eventos que são pagos por prato, custando a partir de R$ 70,00, por exemplo. Vale mencionar que o tempo médio do evento é de 3h.
- Escape 60’
Um grupo de pessoas fica trancado em uma sala com o objetivo de desvendar o maior crime da história: o roubo da joia da coroa britânica. O desafio é resolver enigmas através de pistas espalhadas em locais escondidos dentro da sala, como: quadros, livros ou códigos na parede.
A Escape 60’ oferece uma série de games no estilo escape room, com diferentes níveis de dificuldade. Esses jogos ficaram famosos há algum tempo e consistem em colocar um grupo de pessoas para decifrar enigmas até conseguirem se libertar das salas.
Por que investir?
- Desenvolve o raciocínio lógico e o trabalho em equipe;
- Aumenta o entrosamento entre times;
- Ajuda a desenvolver o perfil do colaborador por habilidades.
- Kudo Cards
Essa é uma ideia de endomarketing disseminada pelas empresas que utilizam o método de gestão ágil. Os kudos cards são uma maneira de estimular bons comportamentos e fortalecer culturas positivas dentro das empresas.
Eles funcionam através de cartões onde o colaborador pode parabenizar um colega por um bom comportamento que ele presenciou.
Os Kudos Cards podem ser distribuídos em painéis ou por meio de caixas que podem ser espalhadas pelo escritório onde a pessoa verifica e distribui os cartões para outros colaboradores.
Vale lembrar que os kudos cards não substituem o feedback entre gestor e subordinados. Logo, eles são recomendados para recompensar comportamentos entre colaboradores, ou seja, o ideal é que sejam trocados por pessoas do mesmo nível hierárquico.
Por que investir?
- Desenvolve a cultura de feedbacks e reconhecimento;
- Desenvolve o senso de pertencimento;
- Aumenta a produtividade e estimula a proatividade.
- Vídeos animados (sem entender NADA de edição)
Provavelmente você já deve ter lido que os vídeos são uma das melhores apostas para criação de conteúdos. Mas, quando pensamos em desenvolvê-los, logo nos deparamos com uma série de dificuldades, como:
- Falta de verba para pagar uma produtora;
- Falta de entendimento de captação e edição;
- Pouco tempo.
Nesse caso, seria preciso encontrar uma solução que não exija conhecimento técnico. Conheça duas empresas que fazem este tipo de trabalho:
Animaker
O Animaker é um dos aplicativos mais famosos para criação de animações online. Nele você cria histórias clicando e arrastando os itens na tela. Com isso, é possível produzir animações em poucos minutos.
De acordo com a plataforma, é possível criar 720 tipos de vídeos diferentes usando seis estilos mais populares. Dá para utilizar uma versão grátis limitada ou versões pagas a partir de $ 39,00 mensais.
Powtoon
A Powtoon é bem parecida com o Animaker com a diferença que já possui templates prontos para marketing, RH e treinamento, entre outros. Outro diferencial da Powtoon é o preço: a versão paga da ferramenta custa $19,00 mensais.
Conclusão
Aplicando essas ideias de endormaketing você conseguirá elevar o nível das suas campanhas internas, motivar colaboradores e melhor os resultados gerais da sua empresa.
Fonte: Blog Tangerino