Como aumentar o desejo de compras

Para desenvolver um negócio online, muitas pessoas sabem que é necessário ter um site para vender e divulgar seu produto ou serviço, dar informações importantes para seus possíveis compradores, entre outras coisas que sejam relacionados ao seu empreendimento.

Mas você sabe realmente por que um site é essencial para o mercado online?

Provavelmente, a resposta mais óbvia é porque, diferente de um negócio offline, no mercado digital, os compradores não têm acesso a seus produtos fisicamente para conhecerem o que você está oferecendo.

O site, então, serve como uma vitrine para que as pessoas conheçam seus produtos.

Mas, além disso, o site também é fundamental para aumentar o desejo de compras dos visitantes.

Porém, isso só ocorre quando tudo é feito da maneira correta. De nada adianta criar um site se ele não for capaz de atrair e, principalmente, manter o interesse dos visitantes de suas páginas.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com 5 dicas para te ajudar a aumentar o desejo de compras das pessoas que acessam seu site. Continue lendo e confira!

1.Desenvolva um site responsivo

Um site responsivo é projetado para se adaptar a qualquer tipo de resolução, sem distorções. Ele é capaz de identificar a largura de cada dispositivo, determinar o espaço disponível e como esses espaços serão corretamente aproveitados.

Um design responsivo também ajusta as dimensões das imagens, das fontes e de todos os outros elementos que compõem uma página de forma que nada fique desproporcional.

Em outras palavras, é o site que ajusta o mesmo layout em qualquer dispositivo, independentemente da resolução. Tudo isso passando a mesma experiência de leitura ao usuário, sem prejuízo de qualidade.

Vale citar que existem sites que são responsivos e sites com versões mobile. É normal haver confusão entre os dois, mas existem algumas características fáceis de identificar que os diferenciam.

Um site responsivo, como já dissemos anteriormente, é projetado para ser adaptado em qualquer tipo de tela. É uma única estrutura de códigos que funciona da mesma maneira em diferentes resoluções.

Já a versão mobile de um site consiste de um segundo site separado, feito exclusivamente para ser aberto em dispositivos portáteis.

O ideal, por diversos motivos, é que seu site seja responsivo. Vamos citar os principais motivos a seguir.

Melhorar a experiência do usuário

A experiência do usuário é tudo. Isso é um dos principais fatores que ajudam um site a aumentar o desejo de compras dos visitantes e a obter resultados.

Quando você abre um site pelo celular e não consegue navegar como deveria, você insiste e continua tentando ou sai do site?

É exatamente essa a diferença que ter um site responsivo pode fazer.

Além disso, é possível reduzir a taxa de rejeição, que é representada pela quantidade de usuários que entram em seu site e saem sem interação alguma.

É importante tomar cuidado com essa taxa, pois se ela estiver muito alta, pode ser interpretada pelo Google como sinal de que o conteúdo não é relevante. E quando isso acontece, as chances de sua página perder posições nas pesquisas é grande.

Acesso via dispositivos móveis está crescendo

O número de pessoas que acessam sites a partir de dispositivos móveis cresce a cada dia e deve continuar aumentando.

Segundo uma pesquisa do We are Social, 39% da população brasileira já tem acesso à internet via celular e outros dispositivos móveis.

Ou seja, cada vez mais pessoas têm acesso a esse tipo de dispositivo. Se seu site for responsivo, você consequentemente aumentará a retenção do público que acessa seu site por dispositivos móveis.

SEO

O Google favorece sites responsivos, principalmente quando a busca é feita por meio de dispositivos móveis. Esses sites recebem um posicionamento melhor nos resultados de busca, aumentando o tráfego orgânico.

Portanto, ter um site responsivo é um dos principais fatores para aparecer bem ranqueado.

Aumentar a velocidade de carregamento da página

Um site responsivo é mais leve e otimizado para os dispositivos móveis. Por isso, ele carrega de forma mais rápida do que em sua versão para computador.

Aumentar as vendas

Ter um site responsivo para um e-commerce, por exemplo, é uma maneira de aumentar o desejo de compras dos usuários e otimizar seus resultados.

Quando o comprador em potencial consegue acessar rapidamente os produtos desejados, é mais provável que ele realmente efetue uma compra.

Aumentar a taxa de conversão de leads

Assim como há aumento de vendas, há também a possibilidade de aumentar a conversão e gerar leads por meio de dispositivos móveis.

Se você utiliza as redes sociais para promover seus materiais, é necessário que as páginas sejam responsivas.

O usuário pode visualizar seu link quando estiver navegando nas redes sociais pelo celular. Se ele clicar e for direcionado para uma página desalinhada, a chance dele não abrir novamente seu link em outro momento é muito grande.

Mais compartilhamentos nas mídias sociais

O acesso às redes sociais via smartphones e tablets tem aumentado e, sabendo disso, nada mais inteligente do que desenvolver um site responsivo.

As chances de suas páginas serem compartilhadas em redes sociais por esses usuários são muito maiores se eles tiverem uma experiência agradável de navegação.

A partir daí você já sabe: quanto mais compartilhamentos, mais público você alcança, então, maior a possibilidade de despertar o desejo de compras e realmente fazer vendas.

Preparar-se para dispositivos futuros

Como o design responsivo é feito para funcionar corretamente em diferentes resoluções, o layout se adaptará mesmo em novos dispositivos, com telas de todos os tamanhos.

2.Tire todas as dúvidas do visitante

Deixe claro no seu site o que é o produto ou qual o serviço que você vende, como ele funciona e para que serve.

Você já acessou um site, navegou por vários minutos e não conseguiu descobrir sobre o que se tratava? É exatamente esse sentimento que você deve evitar com o site do seu negócio.

Ou seja, deixe claras todas as informações que seu cliente em potencial precisa saber para realmente comprar seu produto.

Tire todas as possíveis objeções dos visitantes de seu site.

3.Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são facilitadores para que uma decisão seja tomada pelo nosso cérebro de forma automática. Isso evita o esgotamento diante de várias escolhas.

É como se a mente filtrasse qual decisão precisa realmente de atenção e, com as outras, ela simplesmente realizasse aquilo que foi treinado a fazer.

O tempo todo nós somos influenciados para tomar determinadas decisões. Isso acontece pois, em muitos casos, elas não estão relacionadas a uma necessidade real, mas sim a algo gerado diante de uma circunstância.

Os gatilhos mentais são os responsáveis por ativar esse comportamento.

Muitas marcas elaboram campanhas ou promoções utilizando os gatilhos para incentivar as pessoas a realizarem uma compra que, sem esse incentivo, talvez não fosse feita. E é exatamente isso que você precisa fazer para aumentar o desejo de compras dos visitantes de seu site.

Existem vários tipos de gatilhos mentais, como prova social, autoridade, reciprocidade, afinidade e escassez. Cada um desses gatilhos age de uma maneira diferente.

Por isso, é muito importante utilizar um ou mesmo combinar vários em sua estratégia para aumentar o desejo de compras do seu produto ou serviço.

4.Crie uma boa página de vendas

A página de vendas é onde você apresenta um produto, seus benefícios, características e demais argumentos para persuadir o visitante a fazer uma compra.

Caso essa pessoa manifeste interesse, ela é direcionada para uma página de checkout, na qual seleciona a forma de pagamento e preenche seus dados.

É importante deixar claro que a transação não é realizada na página de vendas e o produto também não é disponibilizado ali. Essa página tem como objetivo levar o indivíduo a tomar uma ação, que é aceitar ser direcionado para outra página na qual será feito o pagamento e, depois, para outra onde receberá seu produto.

Uma boa página de vendas exige que você:

Os erros mais cometidos em páginas de vendas são:

Ter uma boa página de vendas contribui para passar mais credibilidade para seus visitantes e, consequentemente, aumentar o desejo de compras.

É importante adaptar suas estratégias de comunicação à medida que você entender melhor a reação e o comportamento das pessoas em suas páginas.

O principal objetivo da página de vendas é mostrar o caminho para que o usuário tome uma determinada ação.

5.Divulgue seu site nas redes sociais

As redes sociais devem ter um objetivo claro no seu plano estratégico, que pode ser engajar seu público ou aumentar o reconhecimento da sua marca e gerar autoridade no mercado.

São esses objetivos que vão definir o tipo de conteúdo que será divulgado em suas redes, bem como o formato que ele deve ser criado.

Gerenciar redes sociais e manter a frequência de publicações pode ser complicado. Isso porque cada tipo de mídia pede um formato e uma linguagem específica.

Contudo, é preciso fazer um esforço nesse sentido, pois as pessoas estão cada vez mais conectadas e fazendo das mídias sociais uma parte de sua rotina.

Por isso, as redes sociais se tornaram algo essencial na divulgação de sites e lojas virtuais. Elas são fundamentais para a consolidação de credibilidade e interação com seu público.

As redes sociais precisam ser consideradas pelas marcas como uma ferramenta para ouvir com mais clareza o que seu cliente em potencial pensa do seu negócio, assim como um lugar de oportunidade para construir um relacionamento mais próximo com sua audiência.

Lembre-se de que seus conteúdos, produtos e serviços oferecidos em seu site podem ser potencializados com o bom uso das redes sociais.

Se você não tem utilizado essas mídias como um meio para promover seu conteúdo, está perdendo uma grande oportunidade.

A melhor maneira de fazer isso é seguindo os passos abaixo:

Bônus: Eduque sua audiência

O marketing de conteúdo nada mais é do que uma maneira de educar sua audiência e aumentar a quantidade de clientes com a criação de conteúdo relevante.

Esse tipo de estratégia ajuda a atrair mais pessoas para seu negócio dando atenção para as pessoas e gerando valor com conteúdos que são realmente úteis para o dia a dia delas.

É através desse relacionamento que o usuário conseguirá perceber que seu produto é o melhor que ele pode comprar.

Se você ainda não usa esse tipo de estratégia em seu negócio, saiba que precisa começar agora mesmo. E acredite, pode ser mais fácil do que você imagina.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.