A comissão de vendas é um dos métodos mais conhecidos que a gestão de pessoas usa para motivar os colaboradores. A estratégia estimula o aumento do número de vendas por meio de um sistema de recompensa que costuma funcionar com efetividade.
A comissão de vendas faz com que os colaboradores se sintam realmente parte da empresa, afinal, na medida que a empresa lucra, eles também lucram.
Por isso a técnica é tão aplicada. Ela funciona e mantém os dois elos principais da cadeia de uma loja contentes e satisfeitos: tanto os sócios da empresa, que vêem o lucro e as vendas subirem e os colaboradores que vêem o seu salário ficar maior no começo do mês.
Apesar de ser uma prática tão comum, nem todos os lojistas ou empresários, independente do ramo em que atuam, sabem muito bem como fazer o cálculo de comissão de vendas. Isso porque, não existe um cálculo específico.
Como existem diversas maneiras de se comissionar um colaborador, também existem diversas maneiras de se calcular o valor da comissão de vendas.
Tipos de comissão de vendas
Como dissemos acima, existem diversos modos de se fazer o pagamento de comissão de vendas aos seus colaboradores. Todas elas, na sua própria forma, trazem benefícios para a empresa e para os funcionários, de modo a deixar todos satisfeitos. Apesar disso, cada um desses modos de comissão de vendas é indicado para um tipo de negócio ou para um tipo de serviço prestado. Vamos conhecer os tipos de comissão de vendas mais utilizados:
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Comissão por venda
É o método mais simples e, também, o mais utilizado. Isso porque, por ser bastante simplificado, esse sistema é de fácil aplicação e tem regras facilmente entendidas pelos colaboradores. Nesse tipo de comissionamento, uma porcentagem fixa do valor de preço de cada venda é destinado ao colaborador ao final do mês. Esses valores também podem ir para o bolso do funcionário ao final de cada semana ou, mesmo, no período estabelecido entre ele e o patrão.
É bastante usado, nesse método, a prática do aumento gradual de comissão, onde a porcentagem de comissão por cada item vendido sobe de acordo com a quantidade vendida ou com o valor total vendido.
Por exemplo: se um funcionário fizer até R$ 4 mil ele recebe 2,5% de comissão. Caso suas vendas ultrapassem esse valor, a sua comissão por vendas sobre para 4%.
A principal característica desse método de comissionamento por vendas é que os colaboradores não perdem a motivação pois, quanto mais venderem, mais comissão eles vão receber.
Vale dizer que junto com todas as práticas de comissionamento você deve oferecer aos seus colaboradores um bom treinamento de vendas, para que eles saibam exatamente como fazer cada uma dessas vendas, sempre atentos à experiência do cliente dentro da loja.
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Comissão de venda por faturamento bruto
Como o nome indica, nesse método de comissão de vendas o valor que o colaborador vai receber de comissão leva em conta o faturamento bruto total da empresa. Nesse caso, são somados os valores de todas as vendas feitas pela empresa no mês anterior, sem retirar os custos. Depois disso, uma porcentagem desse valor é distribuída igualmente entre os colaboradores. Geralmente, por se tratar do lucro bruto da empresa, o valor da comissão de vendas nessa prática, é menor do que nos outros modelos de comissionamento.
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Comissão por faturamento bruto
A comissão por faturamento bruto, como o nome já diz, leva em consideração toda a receita bruta da empresa. Nesta modalidade, todas as vendas do mês anterior contam para a comissão, sem retirar os custos, que então é distribuída igualmente entre todos os vendedores. Neste caso, o percentual da comissão costuma ser um pouco mais baixo, por se tratar do faturamento bruto da empresa.
Por exemplo: no mês de agosto, a sua empresa vendeu R$ 150 mil em mercadorias.
Junto com seus sócios, você estipulou que o comissionamento fixo de seus funcionários é de 0,5%. Levando esses números em conta, no mês de setembro a comissão de vendas que seus colaboradores devem receber é de R$ 750 reais.
Nesse método, também podem ser estipuladas metas ou aumentar a comissão de acordo com o desempenho de cada funcionário. Isso estimula a equipe a vender sempre mais.
Você deve se lembrar, independente do método de comissionamento, que as suas vendas, o tratamento que seus vendedores dão aos clientes e o tratamento que você dá aos seus colaboradores devem sempre estar alinhados com a missão visão e valores da sua empresa.
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Comissão de vendas por margem de lucro
Esse método de comissão é um dos menos utilizados por ser um pouco mais complexo de se calcular.
Ao contrário do método de comissão por lucro bruto, esse método leva em conta a margem de lucro da empresa para comissionar os colaboradores.
Por levar em conta somente esse rendimento, esse tipo de comissionamento exige que o fluxo de caixa da empresa esteja sempre em dia e atualizado.
Isso porque, é depois de feitos todos os cálculos relativos ao caixa e de apuradas todas as despesas para apurar o lucro, que é feito, então o cálculo do valor que vai ser a comissão.
Esse método funciona como uma espécie de participação nos resultados e, se você analisar bem, é mesmo.
Por todos esses detalhes que envolvem esse método de comissão de vendas, o processo deve ser completamente transparente entre os empresários e seus colaboradores.
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Comissão de vendas com percentuais diferentes
Nessa prática de comissionamento de vendas são atribuídas porcentagens diferentes de comissão para cada produto vendido.
Desta maneira, os colaboradores se sentem instigados a vender produtos que tenham essa maior porcentagem. Por isso, quando esse método é escolhido, o empresário e seus sócios devem definir porcentagens maiores para produtos que tenham maior qualidade e, quem sabe, mais retorno financeiro. Além de manter seus colaboradores satisfeitos, seus lucros aumentam e o impacto no seu planejamento orçamentário se reflete através da fidelização dos seus clientes.
Por exemplo: você pode atribuir uma comissão de vendas de 3% sobre um produto que tem bastante saída e, para produtos que têm pouca saída, você determina uma comissão de 5%.
Com isso, seus colaboradores vão se sentir desafiados a vender exatamente aquele produto que vai trazer um maior retorno para ele. Isso ajuda a não manter produtos parados em seu controle de estoque e aumenta o giro de estoque da sua empresa.