Como usar o marketing digital para sobreviver à crise da pandemia

Como usar o marketing digital para sobreviver à crise da pandemia.
Desde o final do ano passado, a epidemia se tornou um evento poderoso em todo o mundo e tem um impacto direto nos setores governamental, empresarial e além disso, no comportamento dos consumidores. A sociedade e a economia é considerado um dos maiores desafios para esse momento e assim para o marketing e na comunicação das empresas.

Muitas empresas agora estão sendo afetadas pelo surto do vírus COVID-19 e ainda até mesmo algumas empresas devem ser desligada temporariamente ou até permanentemente. Cada empresa precisa fazer um grande ajuste nas contas para que o negócio sobreviva e até para que continue a operar nessa pandemia.

Sua empresa na presença digital

As novas condições são é grande desafio para muitas empresas e a chave para o sucesso na crise causada pela pandemia é desenvolver seu inbound marketing. As condições corporativas para isso podem ser muito diferente e afetam muito as empresas que não têm uma presença on-line ou especialmente desenvolvida. Quando essas empresas mudam para o marketing digital, sua abordagem e estratégia para o crescimento digital e o relacionamento com os clientes geralmente são menos sofisticadas. 

Elas têm uma posição inicial pior em comparação com as empresas que já possuem um marketing digital avançado. Nessa situação, a adaptabilidade corporativa é um fator essencial para continuar alcançando clientes. 

Para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida, as empresas precisam aprender a usar várias ferramentas, como SEO, marketing de mídia social, colaborações com influenciadores, etc.

Alcançando as melhores posições no mecanismo de pesquisa com a ajuda de SEO

Um primeiro passo para o sucesso com seu marketing digital é focar em maneiras de atingir seu público-alvo on-line. SEO é uma abreviação do termo em inglês “Search Engine Optimization” que seria: otimização nos mecanismos de pesquisa. O objetivo do SEO é que a empresa seja classificada o mais alto possível, por exemplo, Google, Bing e Yahoo. 

Com a ajuda do SEO, é possível aumentar a visibilidade das empresas online, melhorando o seu lugar nos resultados orgânicos do mecanismo de pesquisa. Resultados orgânicos são aqueles que não são anúncios patrocinados. 

Uma maneira de melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa é projetar seu site de maneira amigável.

Como a pandemia aumentou o comércio on-line, o SEO se tornou uma importante ferramenta de marketing. A maioria das pessoas usa os mecanismos de pesquisa para encontrar produtos diferentes, e um posicionamento na parte superior dos resultados da pesquisa é uma maneira de promover e direcionar os visitantes ao site. O SEO não custa nada à empresa, mas inicialmente consome tempo. No entanto, é uma ótima maneira de iniciar sua estratégia de marketing digital sem gastar muito dinheiro.

Manter relacionamento com os clientes com a mídia social

As empresas que construíram anteriormente o relacionamento com os clientes participando de feiras e exposições, com a pandemia, limitaram seu espaço de jogo. Quando esses eventos são cancelados, significa uma perda vendas perdidas. Para manter o relacionamento com clientes existentes e novos, novos canais de comunicação devem ser estabelecidos. 

A mídia social é uma ótima maneira de divulgar sua mensagem durante a pandemia. Nos próximos meses, será menos provável que as pessoas saiam e se exponham ao risco de serem infectadas pelo vírus. O conselho universal é ficar em casa e, portanto, as pessoas passam mais tempo online. 

As empresas que desejam alcançar seu público-alvo devem, portanto, estar presentes onde estão os consumidores.

Um dos maiores benefícios da mídia social é que é uma maneira muito interativa de criar e manter relacionamentos com os clientes. Ao se comunicar ativamente com seus clientes, é possível criar um diálogo e transmitir sua mensagem de uma maneira que seja percebida e que seja interativa. 

O marketing bem-sucedido nessa plataforma requer comprometimento e atualizações regulares. 

Os influenciadores podem espalhar a sua marca para um número maior de seguidores.

Para atrair mais clientes á sua empresa e fortalecer a sua marca nas mídias sociais, é inteligente ter a ajuda de influenciadores. Os influenciadores podem ajudar a promover a empresa on-line. Por meio dessa parceria, uma empresa pode se beneficiar do círculo de seguidores do influenciador e alcançar mais do que poderia sozinha. 

É também uma maneira eficaz de aumentar sua presença on-line e conscientizar mais usuários sobre sua marca. Graças às mídias sociais, novas oportunidades foram criadas para comercializar sua marca, além dos canais de comunicação tradicionais. 

E além disso os influenciadores ajudam a criar o boca-a-boca on-line e aumentam o alcance da mensagem que a empresa deseja transmitir. Os influenciadores têm a capacidade de influenciar seus seguidores e podem ajudar as empresas a criar campanhas de marketing direcionadas para um grupo-alvo específico. Empresas que expandem sua estratégia de marketing e busca fortalecer sua presença nas mídias sociais têm muito a ganhar.

O marketing online é a melhor maneira de passar pela pandemia

É óbvio que a pandemia afetou significativamente as empresas e sua estratégia de marketing. O medo de infecção, restrições e regras de quarentena foram usados ​​para mudar drasticamente o comportamento do consumidor. Isso significa que as empresas tiveram que se adaptar e mover seus negócios online. 

Para empresas que ainda não tinham um forte plano de marketing digital, as rápidas mudanças os colocaram em uma situação difícil. Para lidar com a crise causada pela pandemia, é importante fortalecer rapidamente sua presença on-line. 

Utilizando ferramentas como SEO, marketing via mídia social e conduzindo colaborações com influenciadores, é possível implementar com sucesso seu plano de marketing on-line. Nas condições prevalecentes, é também a melhor maneira de conhecer seus clientes e manter o relacionamento com clientes novos e existentes.

Fonte: Jornal Contábil