Hashtags são palavras-chave que, quando precedidas por # (cerquilha), se tornam links. Elas são utilizadas em diversas redes sociais, mas será que você sabe o porquê disso?

As hashtags ajudam o Instagram a organizar e categorizar o conteúdo, direcionando para uma página com todos os resultados de postagens que tiveram a mesma hashtag.

Desse modo, ao inserir uma hashtag, um produtor digital impulsiona o alcance da publicação, tornando-a visível a um público selecionado. Isso quer dizer que é possível ter mais curtidas e melhorar a divulgação de seus conteúdos.

Qual é a importância da hashtag?

O uso das hashtags se popularizou por volta do ano 2013, com a finalidade de separar os conteúdos em grupos com o mesmo tema. Atualmente, a funcionalidade ainda é parecida, mas possui também a vantagem de impulsionar anúncios e aumentar a visibilidade da empresa.

O acréscimo de uma hashtag em uma postagem cria oportunidades para que as pessoas encontrem o seu perfil e os seus produtos.

Quando é inserida uma hashtag em sua postagem, ela tem maior possibilidade de ser encontrada por seu público, pois, quando eles procurarem pelo assunto o seu post estará visível nas pesquisas.

Imagine que você está planejando a sua próxima postagem no Instagram sobre marketing digital. Antes de concluir a sua postagem, você decide fazer uma rápida pesquisa sobre o número de publicações com a hashtag #marketingdigital.

Como você pode ver na imagem acima, a hashtag em questão tem mais de 5 milhões de publicações. Em outras palavras, acrescentá-la em seu post significa aumentar exponencialmente o alcance do seu conteúdo, já que muitas pessoas estão interessadas no assunto.

Não pense que apenas os perfis mais famosos aparecem nessa pesquisa. O Instagram divide os resultados em duas categorias: “Principais Publicações” e “Mais recentes”. Portanto, comece a usar hashtags quanto antes em suas redes sociais.

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Como utilizar hashtags em cada rede social?

Cada comunidade digital tem um algoritmo, uma regra para uso de hashtags, e também a quantidade ideal para que a sua campanha seja destacada e não punida.

O Instagram é a rede social que permite maior número de hashtags por postagem sem que seja considerado spam. É possível incluir até 30 hashtags, mas o ideal é incluir de 7 a 12 hashtags. Ao tomar esse cuidado, o seu conteúdo tem uma boa visibilidade e não é considerado indevido.

Com o Facebook, as regras já mudam um pouco. É importante pensar bem em qual palavra colocar como hashtag, pois o algoritmo considera como spam as postagens que tem mais de duas hashtags

No Twitter, além da restrição de caracteres, o algoritmo destaca as postagens com duas hashtags. Ou seja, o acréscimo de três ou mais hashtags pode provocar uma queda no número de visualizações em seus tweets.

Uma observação importante é não incluir hashtags só por serem famosas ou trazerem visibilidade se não tiverem relação com o conteúdo da sua postagem. Essa prática pode prejudicar a imagem da empresa.

Outra dica é não incluir hashtags com frases ou muitas palavras, como #umafraseinteiraaqui ou #uma #frase #inteira #aqui, uma vez que inserida a hashtag, cada palavra se torna um link. A chance do seu cliente procurar somente por uma dessas palavras ou pela frase inteira é mínima.

Além do mais, tome cuidado ao utilizar estrangeirismos em suas postagens. Termos em inglês, por exemplo, podem atrair visitantes de outros países, que nunca consumirão os seus produtos.

Agora, se o seu objetivo é só aumentar o número de curtidas, pense em adotar essa estratégia.

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Quais os tipos de hashtags?

Nas redes sociais, existem três tipos de hashtags. Cada uma é utilizada com objetivos diferentes. Entenda mais sobre o assunto a seguir:

1. Hashtags Genéricas

Usadas para gerar volume rápido de visualizações. São formadas por termos generalizados, e nem sempre estão relacionados ao seu produto.

A hashtags genéricas mais usadas são:

2. Hashtags Específicas

Definem o seu produto ou empresa, destacando uma característica, uma qualidade ou um diferencial. Esse tipo de hashtag atrai um público mais específico, apesar de gerar um volume menor de interação quando comparado às hashtags genéricas.

Uma boa prática para uso de hashtags específicas em empresas é a criação de um slogan e de uma hashtag própria, como “#nomedasuaempresa“. É possível adotar uma categoria do produto ou alguma característica exclusiva da marca.

Ao criar uma hashtag própria, você transmite profissionalismo e autonomia para publicar conteúdos exclusivos. Veja exemplos de hashtags específicas, #brigadeirodepaçoca #paofit #notafiscalnapratica