Ficou confuso sobre o que é o ROI (Retorno Sobre Investimento) e qual é sua função na empresa? Leia este artigo e descubra muito sobre ele! 

O que é ROI e como calcular

ROI, vem do inglês que significa “Return on Investment” ou em português “Retorno Sobre o Investimento”. É uma excelente ferramenta  para identificar se a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro em seus investimentos. Você sabe fazer o cálculo do ROI? Caso não, continue lendo este artigo e descubra como fazer!

O que você verá neste artigo:



O que é ROI?

ROI, significa nada menos do que o (Retorno Sobre o Investimento), é através dele que é possível identificar se a organização está ganhando ou perdendo dinheiro com os investimentos. É uma ferramenta na qual os empreendedores utilizam para gerenciar de forma estratégica o quão rentáveis estão os investimentos da entidade. 

O ROI, é uma das formas de gerenciar com qualidade e saber o momento exato de cada investimento realizado na organização, mesmo se esse investimento for visando no lucro do futuro como por exemplo as campanhas de marketing que incluem marketing de conteúdo, mídias sociais, e-mail marketing, estratégias de SEO e muito mais. Todas ou parecidas com essas podem ser acrescentadas na planilha porque visam lucro no futuro deste investimento

É importante salientar que o ROI apesar de ser mais falado no âmbito das ações de marketing, serve para calcular todo tipo de investimento feito pela empresa.

Como calcular o ROI?

A esse ponto você deve estar se perguntando: afinal como calculo o ROI para minha empresa? Não se preocupe vamos te ajudar, já adianto que esse não é um cálculo extremamente complicado, mas, é sempre bom automatizar esse tipo de rotina, você ganha mais produtividade, por isso, disponibilizamos uma planilha pronta onde você só precisa adicionar os números e ela automaticamente gerar o resultado do seu ROI. Mas,  é sempre bom entender como se calcula e é só seguir essa fórmula abaixo e você chegará no resultado pensado. 

Para calcular o ROI é simples, basta seguir essa formula abaixo:

Esta forma de calculo é uma das mais abrangentes que podem ser aplicadas em quaisquer ramos dos diferenciados negócios. Lembre-se, que o resultado é em porcentagem, podendo ser aplicado também em uma determinada área da organização. 

Receita: Entende-se por receita aquilo que entrou no caixa oriundo de um investimento, seja ele, aquisição de software, de computadores ou ações de Marketing. Exemplo: se foi realizado uma campanha de marketing no Google Ads, que gerou conversões, leads e R$500,00 em vendas. Neste exemplo, é uma receita pela qual você precisa considerar para o Retorno sobre investimento.

Custos: Os custos são o que foi investido, usando o exemplo anterior, o custo seria o valor que foi investido nas campanhas do Google Ads, se uma campanha unitária lhe custou R$200,00 é bom acrescenta-lá. Lembre-se que são acrescentados todos os seus custos para promover uma ação. 

A importância do ROI Vantagens e Desvantagens

O Retorno sobre investimento, conhecido como ROI é uma das ferramentas mais importantes a serem adotadas pelas organizações por que através dele é possível adquirir inúmeras vantagens para sua empresa. Veja abaixo quais são!

Parceiros para projetos: Parece confuso, mas não é! O ROI por ser uma ferramenta que que indica a previsão de resultados, pode ser uma ótima estratégia para convencer os seus futuros parceiros. Mostrando o quanto sua ideia é boa e rentável!

Priorizar projetos: Uma das grandes vantagens é você poder analisar qual será o investimento que trará um maior lucro para organização através do ROI sobre ele. Assim você pode prioriza-lo antes que os outros projetos.

Reduz custos: Como o ROI é uma ferramenta direta de prever os resultados que serão obtidos nele é possível saber o quanto deve investir e por que deverá investir, evitando gastar dinheiro sem necessidade. 

Assim, como qualquer outra ferramenta de auxilio ela possui desvantagens também. Veja abaixo!

Foco no curto prazo: Por muitas vezes os gestores focarem no que tragará lucros mais rápidos acabam deixando de lado os projetos a longo prazos que podem ser uma ótima chance de ganhar mais dinheiro.  Privilegiando comportamentos de curto prazos.

Foco no longo prazo: Da mesma maneira que o foco demais no curto prazo pode ser uma desvantagem com o longo prazo também. Mas, porque com os passar dos anos a inflação sobe e acaba mudando os indicadores econômicos. Então não se assuste caso aquele ROI de 30% antes hoje vale cerca de 15%. Isso é algo que está sujeito a acontecer, nas estratégias de longo prazo é necessário uma maior atenção sobre os resultados. 

Para realizar uma boa estratégia de marketing necessita de tempo, muitas vezes em algumas das estratégias o sucesso não será alcançado logo de primeira. Acontecerão muitos erros ao decorrer do caminho, o Retorno sobre Investimento é para que se tenha uma base de onde deverá investir e quais serão as projeções financeiras adquiridas com o projeto. 

Acompanhe, mensure e seja objetivo para que o ROI funcione de maneira eficiente na sua empresa. Calcule as receitas e custos para obter um resultado e veja qual será o melhor investimento atual para sua organização. 

Fonte: Marbo Contábil