A OpenAI acaba de lançar o GPT-4o mini, uma versão gratuita do ChatGPT que promete revolucionar o acesso à inteligência artificial. Esta nova versão substitui o GPT-3.5 Turbo, que atualmente é a solução minimalista e gratuita da empresa.
Desempenho Superior
O GPT-4o mini, a nova versão gratuita do ChatGPT, supera o GPT-3.5 Turbo em benchmarks acadêmicos, tanto em inteligência textual quanto em raciocínio multimodal. Ele oferece suporte a vários idiomas, assim como o GPT-4o, ampliando ainda mais seu alcance global.
Custo-Efetividade
Com o novo sistema, a OpenAI conseguiu reduzir os custos operacionais em 60%. Agora, os desenvolvedores pagam apenas 15 centavos de dólar por cada um milhão de tokens de entrada e 60 centavos por cada um milhão de tokens de saída. Tokens são as unidades de informação processadas pelos sistemas de IA, podendo ser palavras, frases, caracteres ou cadeias de caracteres.
Potência e Economia
A OpenAI destaca que o GPT-4o mini é o modelo compacto mais potente e econômico de seu portfólio. Embora siga o padrão multimodal dos modelos mais avançados, atualmente suporta apenas entradas de texto e imagem. Contudo, a empresa garantiu que, em breve, o modelo também interpretará voz e vídeo.
Expansão e Acessibilidade
Com a versão gratuita do ChatGPT, a OpenAI espera aumentar significativamente o número de aplicativos criados com inteligência artificial. Eles imaginam um futuro onde esses modelos estejam integrados em todos os aplicativos e sites, permitindo que os desenvolvedores criem soluções de IA de maneira mais eficiente e acessível.
Disponibilidade
Os usuários dos planos Grátis, Plus e Team do ChatGPT já podem acessar o GPT-4o mini. Assim, a OpenAI facilita o acesso a essa tecnologia avançada, sem custo adicional.