A mudança está em andamento no mundo da contabilidade. Um relatório da empresa global de tecnologia Atherton Research alertou que até 2020, as tarefas contábil, fiscal, de folha de pagamento, auditoria e bancária provavelmente serão totalmente automatizadas usando tecnologias baseadas em inteligência artificial, interrompendo o setor de contabilidade de maneiras invisíveis por pelo menos meio século. em última análise, soletrando más notícias para o humilde triturador de números.

Carreira Contábil está mudando no processo Global

Mas, em vez de se concentrar no impacto negativo que os avanços da IA ​​podem representar para a profissão, muitas instituições e provedores de qualificação em contabilidade estão optando por adotar a tecnologia moderna, e alguns até a usam para seu proveito.

“HÁ UM PONTO DE INTERROGAÇÃO SOBRE O QUE A TECNOLOGIA VAI FAZER PARA QUALQUER UMA DAS PROFISSÕES”

Interrupções digitais

“Há sempre um ponto de interrogação sobre o que a tecnologia vai fazer para qualquer uma das profissões”, afirma o diretor de educação e qualificações do Institute of Chartered Accountants, na Inglaterra e no País de Gales , Shaun Robertson.

A onda digital está mudando o jogo, ele diz à The PIE , que mudará as regras de forma bastante significativa.

“Isso nos dá uma oportunidade porque os alunos podem se  concentrar mais no desenvolvimento de habilidades para se tornarem profissionais confiáveis, e isso é uma coisa que as tecnologias digitais não serão capazes de fazer no curto prazo.”

Como diz Rob Sowerby, diretor de cursos profissionais da London School of Business and Finance no Reino Unido, a IA trará mudanças dramáticas para a profissão, mas não necessariamente negativas. “A análise de dados se tornará fundamental para o trabalho com o qual um contador lidará, e os contadores estagiários começarão a ver um ambiente de trabalho muito diferente ao longo do tempo”, diz ele.

“Isso significa que os contadores serão substituídos por máquinas? A resposta é sim e não: haverá mais automação, mas também mais dados para os contabilistas analisarem. ”

Era de crescimento e acesso asiático

A era da automação também não parece adiar muitos alunos em potencial. Em julho de 2018, o Financial Reporting Council calculou o número de estudantes de contabilidade em todo o mundo em cerca de 590.000 e registrou um aumento de 2,4% no número de alunos a partir de 2016-17.

A ICAEW vem experimentando um crescimento similar, acrescenta Robertson. “Temos visto a nossa maior ingestão de estudantes de todo o mundo nos últimos anos”, diz ele, colocando o total atual da ICAEW em cerca de 27.000. E eles não são os únicos testemunhando aumento de matrículas.

À medida que mais estudantes olham para a China como um destino escolhido para oportunidades de educação e pós-estudo, algumas das principais instituições da região estão relatando um influxo de interesse nos cursos de contabilidade oferecidos.

O diretor acadêmico do Mestrado em Contabilidade da Escola de Negócios da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong , Tony Shieh, diz que, dado o rápido desenvolvimento econômico da China e as várias oportunidades de contabilidade disponíveis, mais universitários internacionais estão agora estudando o programa de mestrado intensivo.

Mas não são apenas grandes centros financeiros como Hong Kong, que estão vendo um aumento no interesse de uma nova geração de contabilistas iniciantes.

Nos países da ASEAN onde a demanda por contadores profissionais é abundante, a subsidiária da Malvern International em Cingapura, SAA Global Education e a London School of Accounting and Finance de Jacarta começaram a oferecer aos estudantes uma opção de estudo de cidade dupla para abrir oportunidades de carreira global para os estudantes e fortalecer a profissão na Indonésia.

“A demanda por qualificações contábeis, especialmente aquelas com um caminho para se tornar um contador credenciado, está crescendo o tempo todo”, explica o diretor executivo da Malvern International , Sam Malafeh.

“Oferecemos contabilidade para apenas uma pequena coorte em Londres, mas temos mais de 1.000 estudantes de contabilidade em Cingapura e outros 1.000 na Malásia”, explica ele.

“A DEMANDA POR QUALIFICAÇÕES CONTÁBEIS ESTÁ CRESCENDO O TEMPO TODO”

Talvez uma das histórias de sucesso mais surpreendentes, no entanto, seja a Oxford Brookes University do Reino Unido , onde 181.000 estudantes foram matriculados em seu programa de Bacharelado em Contabilidade Aplicada no ano passado, representando 43% do total de alunos que participam do ensino superior britânico. em 2016−17 sozinho.

“É realmente um programa incomum e único, e desde que começou, tivemos 30 mil graduados de todo o mundo”, explica Howard Brown, chefe do Departamento de Contabilidade, Finanças e Economia da Oxford Brookes Business School.

“Mas nem todos os [181.000] estudantes vão progredir até o grau porque é uma combinação de um grau acadêmico e uma qualificação profissional, e muitos estudantes pretendem apenas obter a qualificação, o ACCA.”

Potencial de emprego portátil

Provedores de uma das mais reconhecidas credenciais de contabilidade disponíveis, o programa da Association of Chartered Certified Accountants pode ser estudado em cerca de 170 países e possui cerca de meio milhão de estudantes em todo o mundo.

Dos cerca de 1.600 estudantes que se dedicaram ao trabalho adicional necessário para se qualificar para o curso de Bacharelado em Ciências Aplicadas da Oxford Brookes no segundo semestre de 2017, Brown revela que a maioria está baseada no Paquistão, seguida por estudantes no Reino Unido, Malásia, Cingapura e em todo o Caribe.

Mas por que uma grande variedade de estudantes de todo o mundo opta por obter qualificações profissionais, como a ACCA, em vez de estudar para uma graduação completa?

“Em termos de complexidade técnica, o nível de rigor na ACCA é coberto de uma maneira que um curso mais acadêmico pode perder”, sugere Sowerby na LSBF, onde o programa é oferecido há mais de uma década.

Mas o que realmente faz com que eles sejam tão populares entre centenas de milhares de estudantes se reduz à atratividade de obter uma qualificação que seja respeitada internacionalmente, independentemente de onde o aluno esteja domiciliado ou da rota de estudo que adotou.

“Nosso produto é uma qualificação global, então, onde quer que você esteja no mundo, é exatamente o mesmo”, explica Robertson quando perguntado sobre o que atrai os alunos para a qualificação fretada pela ICAEW, a ACA.

“Gastamos muito tempo trabalhando em arranjos para que haja reciprocidade ou uma rota para a profissão de outros países. Portanto, se um aluno se qualificar em Londres, ele pode ir para o Canadá ou para a África do Sul, e sua qualificação é reconhecida lá ”.

“NOSSO PRODUTO É UMA QUALIFICAÇÃO GLOBAL, ENTÃO ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA NO MUNDO, É EXATAMENTE O MESMO”

Mas a contabilidade fretada não é adequada para todos os alunos. Em resposta ao aumento da demanda nas economias emergentes, mudando as atitudes em relação ao valor das aprendizagens e das pessoas que simplesmente buscam uma mudança de carreira, o lado de treinamento vocacional da contabilidade (qualificações que enfocam a “análise de números”) também permanece popular.

Originalmente visto como um trampolim para o status de fretado, a qualificação da Associação de Técnicos de Contabilidade tornou-se altamente respeitada em si; um que está abrindo oportunidades profissionais para pessoas que trabalham em empresas de alto nível que poderiam não ter sido possíveis.

De fato, apenas cerca de 30% dos que têm uma qualificação AAT optam por se tornar contadores credenciados, disse o gerente de Desenvolvimento Internacional da AAT Justin Kyriakou à The PIE . E os estudantes da AAT tendem a ser aqueles que estão procurando “uma profissão que será um passaporte para eles tanto quanto um conjunto de habilidades”, diz ele.

“A contabilidade é uma língua muito internacional”, continua ele. “E enquanto o comentário pode ser em malaio, chinês ou qualquer outro país, a forma como você aborda os números é a mesma em qualquer país em que você esteja, especialmente se eles são Padrões de Relatórios Financeiros Internacionais”.

Apesar de uma diminuição de oito por cento no número de estudantes de ATT em todo o mundo a partir de 2016-17, na opinião de Kyriakou, a preocupação de que os avanços da IA ​​tornem as habilidades técnicas uma coisa do passado não deve ter estudantes correndo para considerar profissões alternativas.

“As habilidades técnicas estão mudando para se adequar à tecnologia”, ele supõe. “Muitas universidades agora querem incorporar os elementos técnicos em seus programas”.

Mas há pouco sentido em ter um bom conhecimento técnico, a menos que os alunos aprendam a interpretar os resultados, aconselhar e se comunicar com colegas e clientes, acrescenta Robertson, do ICAEW.

“Não importa se você está trabalhando em Sheffield ou Cingapura”, diz ele. “Os estudantes precisam desenvolver fortes habilidades de comunicação, e ter essa capacidade de interagir com diferentes pessoas e culturas é uma parte cada vez mais importante da profissão.”

Assim, com a miríade de prospectos e a porta de entrada para oportunidades globais que as qualificações contábeis podem oferecer, a profissão ainda é sóbria?

“SE UM ALUNO TEM AS HABILIDADES CERTAS … ELES PODEM FAZER O MESMO TRABALHO EM QUALQUER PARTE DO MUNDO”

“Há um elemento desse estigma lá, mas os contadores são como os GPs do mundo dos negócios, é mais sobre como se tornar um profissional confiável para ajudar as pessoas a encontrar uma resposta para seus problemas”, diz Robertson.

Os estudantes são muito mais visionários e perspicazes, acrescenta Kyriakou, e poucos estão procurando uma solução de curto prazo.

“Longe de ser um pouco sisudo e grisalho, se um aluno tem as habilidades certas e o treinamento em contabilidade, isso significa que eles podem fazer o mesmo trabalho em qualquer empresa em qualquer parte do mundo, e eu acho que isso é realmente atraente”.

Esta é uma versão abreviada de um artigo que apareceu originalmente na The PIE Review