situações onde o simples é mais vantajoso

Todo empresário, seja de longa data ou iniciante, precisa conhecer o Simples Nacional e entender como ele funciona. Dessa forma, você consegue avaliar quando ele poderá ser vantajoso para o seu negócio.

Então, se você ainda não conhece muito sobre esse assunto, está iniciando em um novo negócio ou está tendo problemas com impostos dentro da sua empresa, continue acompanhando as informações e detalhes importantes que vamos lhe fornecer.



O que é o Simples Nacional e como ele funciona?

Simples Nacional é um regime tributário que serve, principalmente, para ajudar microempresas ou empresas de pequeno porte a fiscalizarem seus tributos, bem como realizarem sua arrecadação e cobrança.

Esse regime está previsto na Lei Complementar 123, de dezembro de 2006. Ele, basicamente, representa uma forma unificada e, como o próprio nome diz, simplificada de pagar impostos.

Para ingressar no Simples, as empresas precisam não só se encaixar no perfil de micro ou pequena empresa e obedecer às obrigações previstas na legislação em questão, como também formalizar a sua solicitação.

Quais impostos estão inclusos?

Simples Nacional recolhe impostos na esfera federal municipal, estadual e também sobre a previdência privada. Veja quais são a seguir:

Esfera Federal

Esferas Estadual e Municipal

Previdência privada

Quais as vantagens do Simples Nacional?

Recentemente, o Simples Nacional sofreu algumas alterações, dentre elas, a necessidade de se realizar um cálculo específico para se obter as alíquotas requisitadas.

Por causa disso, os empresários estão se perguntando, mais do que nunca, se esse regime é vantajoso.

Para responder à essa dúvida, separamos todos os benefícios e também as desvantagens sobre esse sistema. Confira a seguir, em primeiro lugar, nossa lista de vantagens:

Quais as desvantagens do Simples Nacional?

Por outro lado, também existem alguns pontos negativos, nos quais se incluem: