As primeiras entregas da EFD Reinf para os grupo com rendimentos acima de 78 M em 2016 ocorreu em 06/2018 e foi um sucesso, agora a segunda “onda” ou grupo abaixo de 78M se prepara para 15/12/2018 envolvendo todas as áreas e procurando o máximo de lições aprendidas nas consultorias, empresas de sistema ou até mesmo em contatos com empresas que entregaram na primeira fase. O EFD Reinf que possui sua entrega diária ou até no máximo até o ultimo dia subsequente do mês anterior deverá transmitir nesta primeira FASE apenas as informações com retenção de INSS ou como é muito conhecido “seção de mão de obra”.

Registro 2070 o vilão ou o verdadeiro desafio da EFD Reinf? Talvez o registro mais complexo do projeto seja o R 2070 que é caracterizado pelas informações de retenções na Fonte do IR, CSLL, COFINS e PIS/PASEP e toda a sua complexa interpretação e desenvolvimento de comunicação com os diferentes agentes envolvidos do ERP, como Conta à pagar, contabilidade e recebimento de notas etc… Ele também será um divisor de águas entre as soluções que se concentraram apenas em mensageria e que agora de depararão com um complexo cenário de gerenciamento que o sistema deverá oferecer para gerenciamento.

Cinco dicas para ajudar você a declarar o eSocial

Fica um alerta… É vital que a empresa tenha um olhar para todos os setores envolvidos nesse projeto, pois a falta de comunicação e de organização impacta diretamente na entrega das informações.

Estamos acostumados a recuperar projetos que não são concluídos e não possuem as respostas que as empresas precisam para os problemas do negócio. O que fazer com os valores contabilizados, na EFD Reinf? As NFs rejeitadas, devo cancelar ou estornar no ERP? Não consigo voltar os cálculos e os novos dados para o ERP, o que fazer agora? Esses e outros questionamentos, são muito comuns no nosso dia a dia.

Conteúdo via Tax Manager